Prelúdio N.º 1 para violão, do Maestro Heitor Villa-Lobos, primeira composição de uma série de cinco prelúdios dedicados à Mindinha (Arminda Villa-Lobos), sua esposa. Villa-Lobos estudou o violão segundo os modernos ensinamentos dos guitarristas espanhóis, influenciados sobretudo por Tárrega e seus discípulos: Miguel Llobet, Domingo Prat, Josefina Robledo e Emílio Pujol. No lendário encontro do compositor com Andrés Segóvia, conta-se que ao tomar o violão para executar algumas de suas obras, tivesse dito: Eu sentei, toquei e acabei com a festa. Segóvia veio depois me perguntar onde eu tinha aprendido. Eu lhe disse que não era violonista mais sabia toda a técnica de Carulli, Sor, Aguado, Carcassi etc. O compositor tinha perfeita consciência de seu valor violonístico, gostando sempre de repetir que no Brasil ninguém dominava o instrumento com tamanha técnica. Fato é que Heitor chegou a gravar comercialmente o Prelúdio nº 1 e o Choros nº1. Importante mencionar que Villa-Lobos dedicou-se também a enriquecer o repertório do violão com transcrições de obras originalmente escritas para outros instrumentos.
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