
Em celebração aos 200 anos de morte de Franz Joseph Haydn, a Radio Cultura FM apresenta uma série especial conduzida por Carlos Siffert, em que as obras selecionadas vêm sempre acompanhadas de comentários pontuais. Nesta segunda-feira, dia 20 de outubro, Siffert dedica o programa às obras para teclado, mais precisamente para o piano.
O piano era um instrumento ainda recente inventado por Bartolomeo Cristofori de Padua e surgiu da transformação do cravo, ou cembalo, no italiano. O primeiro nome do instrumento foi, por questões de técnica, gravicembalo col pian'e forte, ou, um cravo que possuia variações de intensidade. Essa era uma invenção recente quando Haydn compôs boa parte de suas obras. Para alguns musicólogos - a exemplo de Bart van Oort - tanto as sonatas quanto as peças mais curtas como as fantasias e as variações deveriam vir com a indicação de cravo ou pianoforte. No programa dessa terça-feira, você vai ouvir a Sonata em mi bemol, as Variações em fá menor e por fim, a Fantasia em dó maior.
Haydn - 200 anos de morte
Terça-feira, 20 de outubro de 2009, 20h00
Apresentação: Carlos Siffert
Produção: Biancamaria Binazzi
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!
Procure fazer um comentário significativo e edificante. Se tiver alguma crítica, tente apresentá-la em forma de sugestão.
Obrigado por sua participação!