Pesquisar neste Blog

28 de mai. de 2007

Música na Idade média

Visão Geral:
Os sistemas de notação só entraram em uso geral no século XI e careciam da precisão mais tarde alcançada.
Normalmente os sistemas de notação provinham dos círculos letrados da Igreja, somente. Quando se fala em música da idade média, o canto orfeônico e compositores sacros permaneceram. Mas a música fora do círculo religioso não deixou qualquer prova direta.

A música era criada e transmitida oralmente, mesmo quando o meio era uma cultura oral refinada. A informação remanescente em fontes literárias e pictóricas é de especial valor na indicação do uso de instrumentos musicais. O núcleo relativamente estável da liturgia da Igreja durante aquele período tornou possível a preservação de fontes de informação ainda hoje disponíveis.

Há evidência de que a música era usada na chamada "igreja apostólica". Nos três primeiros séculos, o repertório estava razoavelmente unificado.

Sabe o por que do interesse da Igreja em usar a notação musical, quando o povo em geral não se preocupava tanto com isso? O uso da notação pode ser visto como o exercício de uma espécie de autoridade, dando à música uma existência objetiva e uma forma verificável.

O clero conservador, entretanto, se opunha a algumas tendências que acabaram se tornando a prática aceita. Por exemplo, a polifonia (música para várias vozes simultâneas) e o emprego de um método afetado e expressivo de interpretação.

O conhecimento de composição musical extra-eclesiástica é seriamente afetado pela pequena quantidade e parcialidade das fontes. As canções dos trovadores, que nada tinham de rudimentares ou "populares", parecem ter existod em forma oral até dois séculos antes do surgimento da forma escrita, no século XIII. As coletâneas de música artística se tornaram cada vez mais freqüentes a partir desse período e refletem o estabelecimento do papel do poeta-compositor cortesão, bem como de um ambiente secular que favoreceu a perpetuação de sua obra no que eram, por vezes, manuscritos suntuosamente produzidos.

A dependência de tais provas do seu contexto cultural pode ser apreciada comparando-as com as fornecidas pela Inglaterra. Aí o estabelecimento de músicos seculares "domésticos" funcionou principalmente no ambito de um sistema fechado de corporação ou guilda, a qual não fez uso de notação e cuja obra, por conseguinte, se perdeu.

Além da prática cotidiana de composição musical, seus aspectos teóricos e especulativos eram parte importante do Quadrivium dos estatutos universitários, e foram desenvolvidos ao longo do período de acordo com as diretrizes estabelecidasd por Boécio.

Bibliografia: J. Chailley, Histoire Musicale du Moyen Age (1950); The Middle Ages - A Concise Enciclopedia

9 de mai. de 2007

Escrita musical


Certo professor de violão costumava facilitar as coisas para seus alunos de teoria musical.

Deparar-se pela primeira vez com a pauta musical podia ser uma experiência um tanto assustadora: como se podem extrair sons dessas linhas?

Ele dizia: "está na cara!". Como assim?

Na clave de Sol, os espaços entre as linhas, do som mais grave para o mais agudo (baixo para cima), as notas são: Fá, Lá, Dó e Mi.

A brincadeira, que dava certo, consistia em transformar os nomes das notas em nomes de acordes cifrados. O resultado está na cara mesmo.

Fá: F
Lá: A
Dó: C
Mi: E

6 de mai. de 2007

O Timbre do Violão



Boa projeção e bom volume são características necessárias a todo bem construído violão. Isso significa que o violão deve fazer uso eficiente da energia inicial aplicada pelo músico ao tocar as cordas. Dois violões de boa qualidade certamente soarão de maneira diferente. Essa qualidade é chamada de timbre do instrumento.

Uma nota musical nunca soa sozinha. Uma série de outras notas soa ao mesmo tempo, como que sobrepostas, completando o som principal. A intensidade com que soam essas notas depende de uma série de fatores. Essa qualidade do som é o timbre. E é o timbre que diferencia um instrumento do outro.

Embora haja muita controvérsia sobre a importância dos fatores que interferem no timbre do violão, os luthiers são unânimes em afirmar que o tampo é a parte mais importante do instrumento.

Ainda que se tente reproduzir dois instrumentos idênticos, visto que não existem duas peças de madeira exatamente iguais, é impossível que dois violões tenham o mesmo timbre. Cada violão é único!

Pequenas diferenças na construção de violões de tampo plano podem resultar em variações tonais que tornam certos instrumentos apropriados para determinados estilos e tipos de música. Para ilustrar, certos instrumentos são apropriados ao toque com palheta, como é o caso dos violões Gibson. Outros, para músicos que preferem tocar com os dedos - os violões Martin, por exemplo.

Artista "sorvete"

Baden Powel certa vez declarou: "A maioria dos artistas que fazem muito sucesso é como sorvete: basta botar no sol que começa a derreter."

Para o artista "sorvete" o sucesso é doce, mas fugaz. A razão é a um só tempo simples e complexa. A mídia a que o grande público tem acesso não tem nenhum compromisso com a qualidade musical do que se produz. Se for vendável por um período, ainda que extremamente curto, ela promove.

O tempo constitui uma prova de fogo para as obras artísticas, particularmente na música. Há clássicos "eternos". A passagem do tempo não os abala, os torna mais fortes. Eles traduzem sentimentos comuns a pessoas de todas as épocas em sons sublimes.

O artista "sorvete" talvez até tenha talento para produzir algo melhor, mas é movido pela necessidade de ganhar a vida, ou de ser popular, para caminhos que produzam resultados imediatistas. Um artista assim merece produzir algo perene?

Felizmente, há ainda aqueles que heroicamente sustentam a bandeira da qualidade musical. São os artistas-concreto. A passagem do tempo valoriza sua obra. São conhecidos de relativamente poucos, mas serão sempre lembrados. O sabor de seu som não se perde com a mera exposição. Eles merecem um lugar ao Sol!

5 de mai. de 2007

Primeira matéria


Música... nada de definições. Artigos interessantes para quem aprecia boa música espero colocar neste espaço. Comentários e perguntas serão bem-vindos.

Hoje é só o começo. Terei de repousar meu violão alguns dias, sofri um acidente que magoou seriamente o indicador da mão esquerda. Digito com dificuldade. A recuperação será rápida, torço por isso. Assim, não tarde em voltar. Haverá artigos sobre instrumentos musicais, estilos musicais, artistas importantes no universo musical que nos pertence.

Wisley Vilela

PodCast Lá Maior

***************************************************************

Woman holding a guitar, close-up