Pesquisar neste Blog

6 de mai. de 2007

O Timbre do Violão



Boa projeção e bom volume são características necessárias a todo bem construído violão. Isso significa que o violão deve fazer uso eficiente da energia inicial aplicada pelo músico ao tocar as cordas. Dois violões de boa qualidade certamente soarão de maneira diferente. Essa qualidade é chamada de timbre do instrumento.

Uma nota musical nunca soa sozinha. Uma série de outras notas soa ao mesmo tempo, como que sobrepostas, completando o som principal. A intensidade com que soam essas notas depende de uma série de fatores. Essa qualidade do som é o timbre. E é o timbre que diferencia um instrumento do outro.

Embora haja muita controvérsia sobre a importância dos fatores que interferem no timbre do violão, os luthiers são unânimes em afirmar que o tampo é a parte mais importante do instrumento.

Ainda que se tente reproduzir dois instrumentos idênticos, visto que não existem duas peças de madeira exatamente iguais, é impossível que dois violões tenham o mesmo timbre. Cada violão é único!

Pequenas diferenças na construção de violões de tampo plano podem resultar em variações tonais que tornam certos instrumentos apropriados para determinados estilos e tipos de música. Para ilustrar, certos instrumentos são apropriados ao toque com palheta, como é o caso dos violões Gibson. Outros, para músicos que preferem tocar com os dedos - os violões Martin, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!
Procure fazer um comentário significativo e edificante. Se tiver alguma crítica, tente apresentá-la em forma de sugestão.
Obrigado por sua participação!

PodCast Lá Maior

***************************************************************

Woman holding a guitar, close-up